segunda-feira, 2 de junho de 2014

Patrimônio Histórico-Cultural de Campinas


Estação Ferroviária de Campinas

A estação ferroviária de campinas, (hoje estação cultura) foi inaugurada em 1872, na época do império brasileiro, e era utilizados no transporte de sacas de café, maquinários, artigos de consumo e passageiros que viajavam entre a capital e o interior de São Paulo. Após ter atuado como entroncamento de diversas ferrovias, foi tombada como Estação Cultura em 1982 e serviu de estação ate 15 de março de 2001.


Largo do Rosário - Campinas
A Praça Visconde de Indaiatuba, "Largo do Rosário"surgiu a partir da construção da Igreja do Rosário e foi inaugurada em 1817, também na época do Brasil imperial. Essa praça, por ser uma região muito cara, sempre foi destinada a classe social mais elevada, pois abriga formas de expressão religiosas políticas e culturais. Foi palco de uma cavalhada (celebração portuguesa) que recepcionou D. Pedro II em uma de suas visitas a Campinas.




Mercado Municipal de Campinas


O Mercado Municipal de Campinas foi inaugurado em 1908 atendendo a processo de urbanização. Foi projetado por Ramos de Azevedo em estilo mourisco (busca imitar e recriar a arte islâmica antiga) trazendo a campinas um espaço enobrecido de cultura e comercio. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário